segunda-feira, 7 de abril de 2008

cuide do seu pet

Consultoria: Gustavo Ribeiro Mercatelli, médico veterinário (SP).Pet bem cuidado
Cachorros e gatos de estimação precisam (e merecem) de cuidados especiais. E pode apostar que eles saberão retribuir suas atenções com muito amor e carinho.

Veja as perguntas mais freqüentes que pintam nos consultórios veterinários:

Com quanto tempo posso levar meu filhote para casa?
Em geral, cães e gatos podem ser retirados da companhia da mãe depois de desmamados, mais ou menos 45 ou 50 dias depois do nascimento.

Onde comprar um animal?
De preferência em canis conhecidos que já dão a primeira dose de vacina. No entanto, você também pode adotar animais oferecidos por órgãos da prefeitura e por ONGs que cuidam de animais abandonados.

O que fazer quando o bichinho chegar em casa?
Leve ao veterinário de sua confiança para que ele a oriente quanto à alimentação, vacinação, cuidados com a higiene, além de esclarecer quaisquer outras dúvidas.

Qual é o melhor alimento para os meus pets?
O melhor e o mais completo é a ração. Atualmente, há vários tipos disponíveis no mercado para filhotes, animais adultos e idosos, fêmeas grávidas, pois cada um precisa de uma alimentação balanceada de acordo com suas necessidades.

Quantas vezes por dia o animal deve ser alimentado?
Quando são filhotes, os bichos domésticos, como cão e gato, devem ser alimentados quatro vezes ou mais por dia. A quantidade de ração deve ser indicada pelo veterinário e dividida em porções iguais. Para animais adultos, dê apenas duas vezes ao dia.

O que fazer para evitar que os filhotes chorem à noite ou sempre que ficam sozinhos?
É normal que os animais jovens chorem muito, principalmente à noite porque se sentem sozinhos. Para evitar a solidão, coloque um bichinho de pelúcia para dormir junto com seu filhote. Outra dica é colocar uma peça de roupa usada do dono junto ao animal. Ele faz um bolinho com a roupa, deita em cima e se acalma.

Nenhum comentário: